• Camila Calascibetta

STF: É constitucional a incidência de ISS nos contratos de franquia

É constitucional a incidência de ISS – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza nos contratos de franquia. Essa é a mais nova decisão do STF.

Como anteriormente divulgamos em nosso site, o plenário do STF iria decidir pela constitucionalidade da incidência do ISS sobre os contratos de franquia entre o dia 22 ao dia 28 de Maio.

E finalmente a decisão saiu. Para o STF, incide o imposto municipal na franchising.

O tema foi julgado no plenário virtual, em votação que se encerrou nesta quinta-feira, 28. O relator, ministro Gilmar Mendes, foi acompanhado por Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski e Roberto Barroso.

O Ministro Gilmar Mendes, relator, votou no sentido de negar provimento ao recurso e fixou a seguinte tese:

“É constitucional a incidência de Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) sobre contratos de franquia (franchising) (itens 10.04 e 17.08 da lista de serviços prevista no Anexo da Lei Complementar 116/03).” Gilmar mendes

O argumento cabal da Corte foi que não viola o texto constitucional nem destoa da orientação atual da Corte a cobrança de ISS sobre os contratos de franquia. “Reitere-se que os contratos de franquia são de caráter mistos ou híbridos, o que engloba tanto obrigações de dar quanto de fazer”.

Gilmar Mendes foi acompanhado por Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski e Roberto Barroso.

Você pode ler a integra da decisão pelo link abaixo:

Decisão ISS contratos de Franquiatexto_5096796Download

0 visualização0 comentário

Jundiaí/SP

Rua João Canela, 161,
Jardim Brasil, CEP 13201-852

 

São Paulo/SP

Rua Cotoxó, 303, conj. 98
Perdizes, CEP 05021-000

Carreiras

Interessado em trabalhar conosco?
tm@tmassociados.com.br

 

Contato

+55 (11) 2923 7989 tm@tmassociados.com.br

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram
  • Facebook

©2020 por Tm Associados. Orgulhosamente criado pela agência Outpost Ltda.